Traje do Noivo: tudo que você precisa saber

26/03/2021

O traje do noivo acompanha as tendências da moda e dos casamentos.

Mesmo os trajes mais tradicionais sofrem pequenas influências da moda e estética do momento. E não há dúvidas de que os casamentos na praia e no campo mudaram muito o look dos noivos.

Muitas vezes fica difícil acompanhar as tendências e as dúvidas aparecem.

Posso usar terno em um casamento tradicional de noite? Posso usar meio fraque na praia? Qual gravata combina com meu traje?

Preparamos uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre o traje de noivo para você não errar no seu casamento.

Vamos lá?

Tudo deve estar de acordo com a formalidade do casamento. São diversas opções de trajes, de acessórios e cuidados com a beleza do noivo. 

♦︎ Trajes: Terno, meio fraque, fraque, smoking e composições.

Os modelos de roupa de noivo mais usados são o terno e o meio fraque. O smoking e o fraque são trajes muito formais e menos vistos nos casamentos aqui no Brasil.

Também existem opções para noivos despojados que queiram fugir do tradicional, combinando blazers e calças com acessórios como suspensórios ou gravatas borboletas.

Vamos entender cada um deles:

- Terno

O terno é a roupa de noivo mais usada nos casamentos brasileiros. O terno clássico é composto por uma calça, um colete e o paletó, por isso o nome terno, 3 peças, mas pode ser usado sem o colete para um ar menos formal. Escolha tons neutros, como marinho ou cinza chumbo para noite e grafite, azul ou cinza claro para a manhã.

A escolha do terno parece simples, mas é importante acertar o tamanho e as proporções, detalhes indispensáveis à elegância.

terno azul é a tendência dos últimos anos. Nunca vimos tantos noivos de azul como nos últimos 3 anos e parece que a cor continuará em alta. Blue is the new black?

A cor é versátil, sua variação de tons combina com casamentos de dia, na praia e também com os casamentos clássicos de noite

- Meio Fraque

O meio fraque foi o traje do noivo preferido pelos brasileiros, até bem pouco tempo atrás. Ele ainda é muito comum nos casamentos tradicionais.

Muito semelhante ao fraque, é composto por uma calça risca de giz, colete cinza e um paletó com corte tradicional. Com apenas um botão é mais formal e com três botões sua versão mais moderna

- Fraque

O fraque é aquele clássico paletó estilo pinguim e costuma ser visto apenas nos casamentos mais tradicionais. Ele é composto por calça cinza risca de giz, camisa branca com colarinho rígido, colete cinza claro, gravata cinza-prateada e paletó preto mais curto na frente com cauda longa, quase até a altura dos joelhos.

Por ter a cauda do paletó mais comprida, este tipo de roupa cai melhor em noivos altos e magros.

Na Inglaterra o fraque é chamado de morning coat e o seu uso é limitado a eventos que terminam antes do anoitecer, mas no Brasil é mais comum ver o fraque sendo usado em casamentos de noite.

Quando o noivo opta por este traje, o ideal é que os pais e padrinhos também usem o fraque ou meio-fraque.

- Smoking

Smoking, ou Black-Tie como também é chamado, é o tradicional traje de gala ou à rigor. Quando imaginamos um casamento onde este é o traje, logo vem a imagem de uma catedral suntuosa, uma festa cheia de lustres de cristais e uma noiva tradicional com vestido de cauda longa e véu bem comprido, certo? É bem por aí mesmo. Este traje deve ser adotado apenas em casamentos clássicos e à noite.

O smoking é composto por um paletó (que não costuma ser comprido demais), cintas de cetim OU colete (nunca os dois juntos), camisa branca (que pode ou não ser plissada), calça da mesma cor do paletó e gravata borboleta.

- Fugindo do tradicional

Para os noivos mais descolados que gostam de ousar, a escolha de detalhes como lenço, gravata e a flor na lapela podem trazer personalidade para a roupa de noivo. E como no Brasil muitos casais têm optado por casamentos na praia e no campo, fugir do tradicional acaba caindo muito bem nestas ocasiões.

Vale deixar a gravata de lado, arriscar nas cores e abusar dos acessórios. O importante é o noivo estar feliz com o seu look e em harmonia com o estilo do casamento.

Neste caso os ingredientes são: criatividade e bom senso.

♦︎ Colarinho e gravata da roupa de noivo

O colarinho é uma das partes mais importantes em uma camisa social. Os tipos mais usados são: italiano, social, americano e o invertido.

"O terno não é uma armadura e não aperta. Quando o homem se sente incomodado geralmente significa que está com o colarinho e nó errados."- Lula Rodrigues

É importante acertar a medida correta: um dedo de folga entre o colarinho e o pescoço, para não ficar muito apertado e nem muito folgado.

Porém, de nada adianta o colarinho se você não fizer a escolha certa da gravata.

O modelo tradicional de gravata tem aproximadamente 8cm de largura, e é o modelo mais usado. É versátil e vai bem para um dia de trabalho, na festa da empresa e até no casamento.

Existem gravatas um pouco mais estreitas que as tradicionais, com aproximadamente 6cm, que segue as mesmas regras da anterior, combinam com quase todas as ocasiões.

O seu modelo skinny, com aproximadamente 4 cm, já é mais jovial e indicada para ternos slim, mais ajustados ao corpo.

A gravata borboleta também tem sido muito usada nos casamentos porque dá um toque especial para a ocasião. 

Como combinar a gravata?

O ponto de atenção principal são as cores.

Quando falamos de uma blusa social branca fica mais fácil, ela combina com gravatas lisas e também com as estampadas, além de segurar bem qualquer tecido, seda, , crochê ou algodão.

Blusas sociais lisas em tons pastéis também são versáteis e combinam com gravatas lisas e estampadas.

Uma bela camisa social branca com uma gravata estampada (estampa pequena) e colorida dá um ar moderno ao look. É roupa de noivo moderno.

Para os descolados, que seguram bem seu estilo, é possível colocar uma blusa estampada com uma gravata também estampada. A regra neste caso é que a gravata seja mais escura que a camisa.

 "Uma boa dica é apostar em um único elemento que chame atenção no look. Se esse destaque for a gravata, dê preferência para looks mais neutros e sóbrios. Outra boa dica é sempre investir em uma camisa de tom mais claro que a gravata ou apostar no visual monocromático (camisa azul e gravata mais ou menos no mesmo tom)." - Ricardo Almeida

O mais importante é acertar no comprimento da gravata. O ideal é quando a ponta da gravata está alinhada ou até dois dedos acima do cós da calça. Atenção para não escolher uma combinação incrível e atrapalhar tudo escolhendo a altura errada da gravata. Mata o look. Gravata muito curta dá a impressão de fantasia cômica e gravata muito comprida dá a sensação de homem bobo e inexperiente.

Decisão tomada, é hora de saber qual é o nó apropriado para o look do noivo: nó simples ou four in hand, nó duplo, nó semi-windsor, ou nó windsor

Veja a matéria abaixo se quiser ver em detalhes todos os tipos.

https://marco-vacchi.webnode.com/l/no-de-gravata/

♦︎ Abotoaduras

As abotoadura são usadas apenas com camisas de punhos franceses: punho duplo e sem botões. Elas tem a função de segurar o punho da camisa, mantendo assim um visual impecável.  

→ Dicas:

#1 Ao usar uma abotoadura é importante que ela apareça, confira o comprimento do seu terno.

#2 Para um look formal invista em abotoaduras de metal com terno.

#3 Para um look informal use camisa de punho simples, com abotoaduras nó de seda e blazer.

Capriche no seu look, teste as abotoaduras e veja como se sente. Pode ser que você encontre neste acessório uma elegância que te fará sentir diferente como noivo, de todas as vezes que usou um terno no trabalho ou outros eventos.

♦︎ Lapelas

Não são todos os trajes que permitem a colocação de flores na lapela. Afinal é necessário ter uma lapela. Sem paletó sobra penas a camisa onde não faz sentido colocar uma flor de lapela. Também não é adequado colocar no suspensório.

As flores devem ser aplicadas na lapela. Nunca coloque no bolso ou fora da lapela, que é a parte que dobra para fora da gola do paletó.

Também é importante acertar na proporção. O tamanho do buquê precisa estar em harmonia com o tamanho das lapelas dos trajes. E devem ter uma presença marcante, sem sobressair nem sumir no traje.

A Vivi da Com que flor eu vou também alerta para a questão da durabilidade das flores das lapelas.

"Escolher flores que duram mais - flores e folhas muito delicadas acabam murchando já que as lapelas são feitas com antecedência e ficam armazenadas dentro de caixas na geladeira. Cymbidium, Denfal, Rosa Spray, Lisiantus tem excelente durabilidade!" Vivi Reis 

Para fechar, não custa dar algumas dicas de beleza para os noivos:

◊ Cortar o cabelo com pelo menos 15 dias de antecedência, para não ficar com aquele corte marcado, muito certinho.

A barba deve ser feita no dia da festa, e se o noivo já tiver como marca registrada aquela "barba por fazer", pode seguir como o de costume, apenas apare.

◊ Bronzeado com proteção e descanso. Evite se expor ao sol no dia do casamento sem uma forte proteção (filtro solar fator alto e boné), não é bonito sair vermelho nas fotos e vídeos, pior ainda se ficar com marcas de óculos ou camisa. Por isso a dica é que o noivo tome sol no mês do casamento aos poucos, sem exageros e com protetor solar.

Sobrancelha, limpeza de pele e unhas. É recomendado fazer uma limpeza na pele, barba e sobrancelhas com uma semana de antecedência. As unhas devem ser cortadas 2 dias antes do casamento, evitar qualquer tipo de base, apenas aparar e ajustar.

Escolher a roupa de noivo não é tão simples assim, concorda?

© 2021 Marco Vacchi Trajes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora